Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sábado, 16 de janeiro de 2016

O Vôo de Balão na Capadócia!

    Um dos principais passeios na região da Capadócia é o vôo de balão. Nesse post, vou contar como foi a minha experiência e recomendar a Agência escolhida. 
   Certa de que iria fazer o passeio, comecei a procurar com 6 meses  de antecedência a Agência que oferecia o passeio e também buscar informações de como é voar de balão. E entre sites e mais sites reuni informação suficiente do que era fundamental para a escolha da Agência Sultan Ballons, que recomendo e voaria novamente! 

   1. Sabe por que os balões começam a voar tão cedo na Capadócia? Resumidamente por conta do tipo de solo que há na região. Quando está muito calor o risco de se formar zonas com ar quente no terreno acidentado da Capadócia é praticamente inevitável...e,com isso, se cria uma ambiência de instabilidade para o controle do Balão. Bem, por dia há uma autorização para a decolagem de cerca de 150 balões e há uma ordem nessa decolagem. Algumas empresas, com 2 ou 3 balões, possuem autorizações para decolarem nas primeiras horas; outras, apenas mais tarde. Por este motivo não há vôos de balões na parte da tarde (já houve, não há mais!). Logo, quanto mais cedo a decolagem, mais seguro é seu vôo. Os nossos preparativos começaram às 4h da matina! Daqui a pouco explico o passo a passo. Ponto para a Sultan!

   2. Os seguros de viagem cobrem (ou deveriam cobrir) qualquer eventualidade/acidente que aconteça num passeio como esse. Sim, o vôo de balão não é considerado esporte, muito menos de risco. Portanto, a escolha do seguro deve ser feita da mesma forma que você escolheria para a sua viagem, optando pelas coberturas que você achar conveniente. No entanto, segue a dica preciosa: a agência que oferece o vôo de balão deve, necessariamente, estar registrada a todos os órgãos de controle de vôo da Turquia (estamos falando especificamente do vôo na Capadócia) e, assim, oferecer um seguro completo e específico para esta atividade desde o momento que te buscam no Hotel até o estouro da Champanhe!Outro ponto para a Sultan!

   3. A experiência dos pilotos: praticamente todos os sites que busquei apresentavam os seus pilotos e as respectivas experiências. São pilotos das mais diversas nacionalidades e de cara nos simpatizamos com o piloto Rodrigo, português. Em um dos vários contatos com a empresa, perguntamos se poderíamos reservar o vôo com ele e fomos prontamente atendidas! Ponto pra Sultan novamente!

   4. Valores: variavam muito pouco e desconfie dos muitos baratos.  Tendo em vista os itens anteriores e buscado muitas informações de relatos de quem já havia voado, percebi que praticamente os valores dependem da exclusividade do passeio: se você quiser fazer um vôo exclusivo, prepare-se para pagar todo o custo que a operação custa para levar 25 pessoas ou até mais. Aí , vai depender do famoso: "que pagar quanto?". Como éramos um grupo com 5 pessoas, voamos no mesmo cesto, pagando 150 euros, cada. Vai por mim: vale cada euro!

    Então, às 4h da manhã um carro da empresa vai te buscar no Hotel. Ponto de novo para Sultan: agendamento ok, pontualidade ok, cordialidade ok! Seguimos para uma "base" da empresa, onde efetuamos o pagamento, fizemos um lanche e...alguns vão ao banheiro eheheh Eu não! Estava firme no propósito! 


     Abaixo, o quadro de pilotos da empresa e, claro, emiti bons pensamentos ao Rodrigo - o nosso piloto, lembra? - desejei-lhe um dia sensacional! Afinal, o meu dia dependeria em grande parte dele, pois as condições climáticas,  ficamos sabendo, estavam muito boas para o vôo. Ainda tem isso: como você agenda com muita antecedência, pode acontecer de você não conseguir voar pelas condições climáticas e aí, não tem jeito: está no contrato! Eles não conseguem te garantir o dia seguinte (caso esteja bom e você ainda esteja por lá), pois há outros agendamentos. Enfim, o que há de ser, será!

                                               
    A estrutura da empresa se comprovou ser excelente e na "base" nos juntamos a outros grupos que também iriam voar. A ideia era relaxar, mas a expectativa era grande até anuciarem: "pronto, autorização para partirmos!". Assim, fomos divididos em veículos 4x4 para seguirmos, ainda na escuridão, para o local. Uma estrada no meio da Capadócia. Mais uma informação: a Equipe de solo sabe o local da partida, mas não sabe, com antecedência o local do pouso! Cada dia, um lugar diferente. Depende do vento, depende de quantos balões estão voando, depende...Não foi o nosso caso, mas alguns - na maior emoção - pousam diretamente no veículo que está em terra! Uau!
 A chegada no local foi um dos momentos mais emocionante: como ainda estava escuro (mais que nessa foto que consegui fazer), não tínhamos uma visibilidade total. Então, ao chegar em frente ao nosso balão, o motorista acende os faróis altos e damos de cara com o gigante, ainda sendo preparado!Emoção pura!


  Começava a clarear e ele ainda "deitado"...Mas, aqui a ficha já estava caindo...Logo, logo chegaria a hora de decolar!



   Todos a postos, nos cestos! Recebemos as instruções do Rodrigo sem piscar os olhos...Decolagem, pouso, pessoal de terra etc etc.


    E ele ganharia altura...Avante!




  E, assim como o Rodrigo, agora era só contemplar:



   
    Ora mais perto, ora mais distante...

 
   Explosão de cores do nosso e dos outros balões no céu da Capadócia:



        Ainda tem alguma dúvida se vai querer voar de balão? 
   
    E o dia estava só começando...às 8h já estávamos de volta ao hotel!


    Claro, que depois da entrega do Certificado de Vôo de Balão na Capadócia e o brinde com o Rodrigo, que estava num dia sensacional!
   Avante! 

Um comentário:

  1. Esse foi o melhor passeio que fiz e ficaria lá voando até hoje rsrsrs
    A emoção e tudo o que vemos e sentimos não dá para esquecer. vou guardar o nome dessa empresa. Tenho vontade de retornar.
    Beijos

    ResponderExcluir