Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sábado, 2 de janeiro de 2016

Edirnekapi: (Ex) Igreja de São Salvador em Chora e muito mais!

    Era o último dia em Istambul e a principal visita programada era a (Ex)Igreja de São Salvador em Chora. OS nomes dizem muito: o edifício atual, que data do século 11,  não é mais igreja e sim o Museu Kayre; na data de sua construção ficava em uma zona rural, daí "chora", que significa "no campo". Localizada em Edirnekapi é a principal atração turística do local e a ida ao bairro pode se tornar um passeio super agradável e com ótimas surpresas para aqueles que gostam de explorar todos os cantos, mesmo os mais afastados e quase nada turístico. Para quem acompanha o blog sabe que raramente recuso o uso de transporte público. Então, para chegar até lá: um tram até a estação Topkapi (essa estação não tem relação alguma com o Palácio de mesmo nome e, ao contrário, está no sentido oposto da linha) e aí fazer uma conexão com o trem até a estação Edirnekapi, a mais próxima da Igreja. Daí mais uns 15 minutos de caminhada. Na volta, atravessamos a pé praticamente o bairro - margeando o grande trecho das antigas muralhas da cidade de Constantinopla - e tomamos o barco de volta a Eminonu, a partir da estação Ayvansaray. 
  Algumas das vantagens de caminhar é sentir um pouco o ritmo local, os costumes e a arquitetura, já que estávamos num dos mais originais distritos de Istambul: Faith.





    As muralhas: 11 portas fortificadas e 192 torres, uma grande cadeia de muralhas duplas defendiam Constantinopla de invasões. Essas muralhas se erguem desde o Mar de Mármora até aqui, onde podemos percorrer um grande trecho. Passeio imperdível, se aventurando pela região de Faith.



    Já sabia que os mais impressionantes mosaicos e afrescos estavam aqui na Ex Igreja de São Salvador em Chora (comparáveis apenas aos de Hagia Sophia, talvez), mas não tem como não se surpreender:




    E a Geanologia de Cristo, retratando Cristo e seus antepassados em uma das cúpulas, nos encanta e nos remete para um outro tempo através da arte.



 A lojinha, integrada na própria estrutura da igreja:


Depois de caminhar pelo bairro, era só  esperar o barco de volta:

  Pitoresco, não? Mas esse não é o barco que faz o serviço regular de passageiros, que pena!


  De volta a Eminonu, seguimos para estação de tram Sirkerci: é lá que está a magnífica estação de trem inaugurada em 1890 para receber o tão esperado Orient Express. O Orient Express fez a primeira viagem de trem de Paris a Istambul, cobrindo 2900 km em 3 dias.      Tanto a estação Sirkeci como o Hotel Pera Palas foram construídos especialmente para receber os ilustres passageiros. Inspirou dezenas de livros e filmes, reforçando a imagem cosmopolita de Istambul.





    Vários cartazes estão espalhados e suas réplicas são vendidas no local! 

 
   Era hora de relaxar, fazer as malas...Istambul já deixava saudade!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário