Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sábado, 9 de janeiro de 2016

Dia de Maria e Efeso, uma viagem no tempo!

    De Istambul a Izmir a viagem leva 1h de vôo (sim, é a melhor forma de deslocamento). De Izmir seguimos para Kusadasi. É de lá que fazemos as principais visitas: Casa de Maria e as ruínas de Éfeso. Aproveitei e acrescentei uma ida a uma das 7 maravilhas do Mundo Antigo, o Templo de Artemis (se você não é um apaixonado por ruínas e Mundo Antigo, não vá!Muito pouco sobrou e pode ser decepcionante...Pra mim, valeu a magia do lugar e a reconstrução mental que gosto de fazer...Você decide!). Essas visitas são feitas no mesmo dia.
 Todos os anos milhões de turistas sobem o Monte Rouxinol para visitar aquela que é considerada (e já reconhecida pela visita de muitos Papas como lá podemos ver) a última casa que Maria, a Virgem, teria morado. O lugar é singelo, pequeno e cheio de energia. Para os que crêem a dica é levar uma garrafinha de água para que depois possa enchê-la com a água da Fonte de Maria. Como alguns já sabem essa viagem foi um presente para minha mãe e essa era uma das visitas que ela mais aguardava. E foi emocionante! 
  O santuário católico só foi descoberto no século XIX, através das descrições feitas por uma beata alemã. Aqui teria sido o lugar que João Batista teria levado Maria após alguns anos após a crucificação a esta casa de Pedra e que ali teriam morado até a Assunção da Virgem. 
   

 
  

ENTRADA PRINCIPAL

  Não é permitido fotografar internamente; então uma imagem do altar singelo que fica em um dos 2 cômodos onde era sua morada. 




  Do lado de fora encontram-se o Muro dos Pedidos e Fontes que brotam água; Fonte de Maria:




 Pedidos Feitos! Agradecimentos Feitos! Garrafinhas cheias...O local se resume a pequenos gestos que nos renovam:


 As ruínas de Éfeso estão a apenas 10 km da Casa e logo já nos encanta:


     Éfeso foi uma cidade greco-romana,tendo sido uma das 12 cidades da Liga Jônia no período clássico grego(daí os vários templos jônicos - hoje a Jônia é a região da Turquia). Em tempos romanos foi uma das grandes cidades (atrás apenas da atual Roma, capital do Império)e abrigava uma população de, aproximadamente, 250 mil habitantes em I A.C. Em 2015, entrou para lista da Unseco como Patrimônio da Humanidade.
   O sítio arqueológico abriga o célebre Templo de Artemis, construído em 550 a.C. e um dos maiores Teatros. Junto com Mileto, também na região da Ásia Menor, foi berço da filosofia, tendo sido um centro urbano desde 1000 a.C. É também em Éfeso que está 1 das 7 igrejas listadas pelo Apocalipse, além da Biblioteca de Celso,finalizada em 110 e que deve ter guardado cerca de 12 mil pergaminhos.
    As principais atrações estão ao longos das 2 grandes avenidas: a Curetes e a Mármore (isso mesmo, toda em mármore!). Um passeio por elas e vamos entendendo o dia a dia do mundo antigo: os banhos, as casas, os teatros, templos, as latrinas etc.


      Uau! E aí colegas arquitetos?



  A vontade apertou? Hora de ir ao banheiro...

     
    Precisa pegar um pergaminho emprestado? 


 Exatamente, é daqui que saiu aquela famosa marca esportiva...


     Que tal um espetáculo para logo mais? 


      Não é sempre que a gente pode estar no meio de um dos maiores teatros da Antiguidade, não é?


  Ali do lado, o que restou de uma das 7 maravilhas do Mundo Antigo, o Templo de Artemis: 


     Era verão e ainda sobrava luz e sol para terminar o dia com um mergulho no Mar Egeu...




        No dia seguinte uma grande aventura me aguardava...



Nenhum comentário:

Postar um comentário