Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Morro da Urca, sem bondinho

    Que o Rio de Janeiro tem muitas opções de trilhas e caminhadas com visual de tirar o fôlego, isso muita gente sabe. Então, neste dia especial,  escolhi compartilhar uma trilha que revela  um dos maiores cartões postais da cidade e que traduz a essência da nossa cidade maravilhosa: entre a montanha e o mar a cidade foi se desenhando, se inventando e hoje completa 450 anos! Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural seu desenho é único, singular e encantador!
  Uma trilha de nível fácil, embora inclinada e com muitos degraus, vai revelando a cidade à medida que vamos ganhamos altura. A trilha tem seu início no caminho do Bem-te-vi ou Estrada do Costão, também popularmente conhecida como Pista Claudio Coutinho (uma homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol, antigo formando da Escola de Educação Física do Exército), no cantinho esquerdo da Praia Vermelha, no bairro da Urca, aos pés de onde partem os bondinhos para o Pão de Açúcar, que faz a sua primeira parada no destino final da nossa trilha.
  Prepare-se: a trilha é simples e exige maiores cuidados  nas partes de pedra e evite se o terreno estiver molhado, tornando a trilha muito escorregadia. Em, aproximadamente,  30 minutos, numa trilha cujo maior obstáculo está nos vários degraus iniciais, chega-se ao topo do Morro da Urca - aproximadamente 220 metros de altura. Aqui, poderá acessar todos os mirantes de quem chega pelo bondinho. No entanto, não poderá acessar o Pão de Açúcar, cujo bilhete deve ser adquirido.
  Que tal, numa mesma caminhada termos sob os nossos olhos: praias da zona sul, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado, Baía da Guanabara, enseada de Botafogo, centro da cidade, Ponte Rio-Niterói, Serra do Mar e o pico Dedo de Deus...ufa! 450 anos com corpinho da Garota de Ipanema! Se anima? Embarque imediato!
  Vista geral da trilha: degraus; ora de pedra, ora de terra batida, com alguns galhos (que não vejo como obstáculos e sim como apoio em muitas situações).





  Visitas ilustres, nos deixam ainda mais perto da natureza:


 E ela começa a crescer...


 E aparecer...






 
  Explore a vista, divirta-se:
 
 

 
   Flagrante de pleonasmo de beleza estampada na camiseta...


 
  Esta trilha foi feita no dia do meu aniversário, em julho de 2014 e hoje, devolvo o presente! Feliz Aniversário, Rio!
 "Rio, podem falar o que quiser, mas o xodó do povo é o Rio..." (https://www.youtube.com/watch?v=Kpk_k7Ed1iQ, Delíro dos Mortais, Djavan).
  Viva a carioquice! Parabéns Rio, cariocas - da gema e do coração.
  Neste dia especial, escolha seu cantinho e celebre!
  Rio, 450 anos!

 

2 comentários:

  1. Vou aguardar um belo dia sde sol...e tmepo firme e vou me aventurar nesta trilha!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Olá, você vai adorar fazer ! Dependendo do turista, você pode variar...tenho certeza, que eles também vão adorar.

    ResponderExcluir