Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Um pedacinho de Paris em Salvador, o Palacete das Artes Rodin

    Entre outras surpresas, Salvador guarda um pedacinho de Paris para os apaixonados por Rodin e, claro, por Paris. 
   Isso mesmo! Localizado no bairro Graça, na Avenida de mesmo nome, no número 289 está o lindo palacete, conhecido hoje como Palacete das Artes Rodin. Construído em 1912, o Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, era conhecido como "Villa Catharino" e em estilo eclético representava o forte poder econômico da burguesia baiana. Em 1986 a "Villa" ou "Palacete Catharino" foi tombado pelo Governo Estadual, tendo sido o primeiro edifício em estilo eclético tombado pelo  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC. Após o tombamento abrigou a Secretaria Estadual de Educação e Cultura e os seus Conselhos e, a partir de 2003, passou a abrigar o Palacete das Artes. Entre 2003 e 2005 um projeto de restauração integrou um anexo ao Palacete, projeto premiado na Venezuela e na Argentina. Este anexo é a sala que recebe exposições temporárias e contemporâneas. Além disso temos cinema e exposições de curta e longa duração.
 
 
 
    Nesta ocasião, buscava-se um lugar para abrigar as 62 peças de Rodin que seriam recebidas a partir de um convênio firmado em 2009. Este convênio durou 3 anos, período da exposição destas obras no salão nobre do Palacete.
  Sabe por que este Palacete foi escolhido? Entre outras características  devido a semelhança com o Museu Rodin de Paris, edificação do século XVII. O Ecletismo do prédio resgata elementos arquitetônicos da edificação parisiense, bem como o jardim integra o nosso imaginário, com árvores centenárias e espécies nativas, onde estão as esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin, que foram adquiridas pelo Governo da Bahia.
    Essas são as 4 esculturas que lá estão no jardim.
 
O Homem que anda sobre Coluna, 1877

Jean de Fiennes Nu, 1866
 
A Mártir, 1855
 
O Torso da Sombra, 1901
  As obras O Torso e Mártir são certamente estudos para a famosa obra Porta do Inferno de Rodin e que tem destaque também nos jardins parisienses.
 
  O novo e o antigo, um belo projeto de restauração:
 
 
Sala contemporânea
 
  No anexo, a meio caminho do jardim, o Café do Palacete é uma pausa agradável para completar o clima parisiense em pleno coração de Salvador.
 
 
 
 
 
 Ah, quando eu penso na Bahia...Au Revoir!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário