Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

domingo, 25 de maio de 2014

Vale Sagrado dos Incas, Cuzco

    Este é um passeio clássico feito a partir de Cuzco. Em um dia inteiro de visita, invariavelmente  partindo dos arredores da Plaza de Armas de Cuzco, diariamente partem os ônibus rumo ao Vale Sagrado. Na verdade, a região conhecida como Vale Sagrado inclui vários povoados e sítios arqueológicos, que são cortados por inúmeros rios que vão serpenteando o Vale, sendo o Urubamba o rio mais conhecido e também considerado sagrado. Assim: Pisac, Ollantaytambo, Maras, Moray, Chinchero, Tipón, Urubamba, Quenqo, Pucapucara, Sacsayhuaman são os principais vilarejos e sítios arqueológicos, nos arredores de Cuzco, memória da civilização inca e seus antepassados, onde podemos vislumbrar paisagens, histórias incriveis e, ainda, percebermos as cores de um povo encantador. Por uma questão de logistica, praticamente todas as agências de turismo local oferecem um tour conhecido como Vale Sagrado, incluindo uma visita a Pisac, Ollantaytambo e Chinchero. Já o City Tour, em geral  inicia com uma visita ao Templo de Qorikancha, ainda em Cuzco, seguindo por Tambomachay, Pucapucara e Quenqo. Em outro tour, Moras, Moray e o povoado de Chinchero (não pense que irá repetir a visita já feita no tour ao Vale Sagrado) podem ser visitados e por aí vai...É só fazer a sua escolha e embarcar! Boleto Turístico em mãos! (preciso escrever sobre este Boleto e como funcionam as agências de turismo e as excursões oferecidas).
    Embarque feito rumo a Pisac, nossa primeira parada estaria a apenas 33 km de Cuzco! Aqui, é preciso verificar uma questão: algumas excursões não param no Mercado Central de Pisac, famoso por sua feira de artesanato. Se isso for imprescindivel para você, acho altamente recomendável confirmar se a excursão  escolhida inclui a parada no Mercado e, claro, escolher fazer este tour nos dias de funcionamento da feira:; em março deste ano, esta feira funcionava às tercas, quintas e domingos. 
     No meio do caminho, uma parada para um chazinho de coca, pois ainda viria muita subida pela frente, momento em que se visita uma primeira feira, com belo artesanato local e linda vista do famoso Urubamba, que irá nos acompanhar em todo o percurso:



    
  Pisac e suas ruínas. Percebemos a diferença do setor agrícola, com seus terraços:


 Do setor urbano:



    Estes setores estão estrategicamente próximos, mas nunca juntos. Em aproximadamente 1 hora é possivel percorrer estas ruinas e, assim,  nos convencermos que é  preciso seguir...


     E seguimos rumo a Ollantaytambo::


Vista ao subir os vários degraus do sítio arqueológico
Em degraus, o sítio arqueológico vai se impondo
Técnica de encaixe das pedras: reparem que de perfil, o muro é alinhado, em prumo!


    E seguimos para Chinchero, última visita deste tour. Por todo o caminho os picos nevados, o rio Urubamba e pasisagens de tirar o fôlego (quer dizer, isso a altura já faz!) são cores de um mesmo dia!




     Falando em cores, Chinchero é especial. As mulheres estão envolvidas  com a fabricação do seu lindo artesanato têxtil, produzido a partir de fibras naturais e é possível acompanharmos todo o processo:









     Com este sorriso e com uma lição de como se tece a vida, era preciso retornar a Cuzco, pois o Vale ainda reservava outras histórias...




Nenhum comentário:

Postar um comentário