Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

domingo, 4 de maio de 2014

Lagos Plitvice, Croácia

    A Croácia foi o último destino de uma viagem que incluiu passagem por algumas cidades na Bélgica e por Paris. Era, então, aquela expectativa do novo, daquele destino que deixamos para o final, sabe? Durante os últimos 10 dias, de 27 de outubro a 06 de novembro de 2013, o  grand finale foi: Zagreb, Lagos Plitvice, Zadar, Trogir, Sibenik, Split e Dubrovnik. Todo o trajeto, de aproximadamente 600 km, foram percorridos de carro, a partir da capital Zagreb, na região central do país, passando pela região dos Lagos, percorrendo toda a costa da Dalmácia até chegar ao sul, em  Dubrovnik, conhecida como a "pérola do Adriático", onde em suas ruelas e muralhas foi filmada a terceira temporada de Game of Thrones, para o deleite dos fãs. A volta de Dubrovnik a Zagreb, de onde partiria nosso vôo de retorno ao Brasil (com conexão em Paris, pois não há vôos diretos entre o Brasil e Croácia), a opçao foi um vôo da companhia aérea Croatian Airlines, em apenas 1 hora de vôo. Vôo tranquilo, pontual, mas vou detalhar quando escrever sobre Dubrovnik e seu aeroporto, chegadas e saídas.
    Neste post vamos falar do Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Preparados para o embarque?
   Desde 1979 o Parque dos Lagos Plitvice tem o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco e é formado por um conjunto de lagos que se dividem em superiores e inferiores. As cores desses lagos não são traduzidas nas fotos a seguir...Por incrível que pareça, o lugar é mais bonito que as fotos! 
    Como chegar: os Lagos estão a 140 km de distância de Zagreb, a meio caminho de Zadar, que seria nosso destino, ao final deste dia. Assim, partimos de Zagreb pela manhã e às 10:30 horas já estávamos com mapa e trilha escolhida para percorrer dentro do Parque. As estradas são maravilhosas e muito bem sinalizadas (neste trajeto, basta pegar a A1 que no trecho de  Zagreb a Zadar vai estar sinalizada como E71 e dali por diante E65, costeando o Mar Adriático até Dubrovnik, passando - diga-se muito tranquilamente - pelo trecho da Bósnia, onde há controle dos passaportes. 
    Os lagos: logo na entrada do Parque já podemos perceber toda organização. Estacionamento, um Centro de informações turísticas com mapas  que detalham os trajetos possíveis de serem explorados. Escolhemos o maior deles, pagamos os bilhetes e recebemos o mapa com as indicações. Os bilhetes incluem alguns trechos que são feitos de barco e ônibus para retornar ao ponto de partida. Tudo muito organizado, trilhas bem sinalizadas e sem filas, ao menos no dia em que fomos. 
Centro de Informações e Venda de Bilhetes
Mapa do Parque
Barco incluso no bilhete
   Ao longo de 5 horas, sem pressa, percorremos todo o trajeto e contemplamos o que as imagens tentam traduzir.












 Até hoje sou capaz de fechar os olhos e lembrar facilmente dessa paisagem. Chegamos em Zadar, no começo da noite. Até o Embarque em Zadar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário