Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Salineiras de Maras e Moray, Peru

    A visita às salineiras de Maras e aos terraços de Moray não estão entre os clássicos passeios feitos nos arredores de Cuzco, mas valem à pena! Moray é uma atração inclusa no Bilhete Turístico (você vai precisar de um, explico em outro post). Já para ingressar nas salineiras de Maras, paga-se separadamente (cerca de 7 soles, em março de 2014). Pela proximidade, as agências de turismo oferecem as visitas de forma conjugada. Fizemos, praticamente, todas os passeios com a mesma agência,  a FLAMENCO, localizada na Plaza de Armas. Também em outro post, darei algumas dicas para escolher uma Agencia de Viagem em Cuzco e como funcionam as excursões diárias.
    Mas, vamos ao embarque em Moray, primeiramente.
    Que Cuzco está repleto de misticismo, já sabemos. Moray está localizada a 3500 m acima do nível do mar, e a pergunta que persistia em sua visita: eram os deuses astronautas? Moray foi uma zona agrícola, construída por aproximadamente 15 terraços sobrepostos em degraus, com temperatura variando cerca de 8 graus, entre o primeiro e o ultimo degrau. Foi justamente essa disposição e as diferentes temperaturas alcançadas que fizeram com que a região pudesse desenvolver variedades de tubérculos e cereais jamais vistos. À medida que descemos os degraus, a temperatura vai caindo cerca de meio grau. Hoje em dia, o local  é palco da festa Moray Raymi, que ocorre no mês de setembro, em homenagem ao Deus Sol.

Moray

    Não bastasse uma agricultura avançada, o sal que abastecia todo o Império Inca, hoje é exportado para a Europa e para o Oriente. As Salineiras de Maras é um conjunto de centenas de piscinas formadas por um engenhoso sistema de canaletas que represa a água para obtenção do sal. O sal de Maras tem diferentes propriedades de acordo com a camada do solo que é extraído,  apresentando granulaturas e colorações diferenciadas. Além do consumo alimentar, o sal de Maras é conhecido por suas propriedades medicinais, sendo utilizados em banhos. Há uma pesquisa que mostra que no povoado de Maras não se desenvolveu problemas relacionados a doenças reumáticas. Pelo sim, pelo não; trouxemos!



     Posso afirmar: o sal para consumo alimentar é dos deuses!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário