Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Entre Mercados e Mesquitas, o primeiro contato com Istambul

     Toda viagem começa muito antes do embarque, muito antes da partida e da chegada. Toda viagem tem um porquê, que até  podemos desconhecer. 
   E não foi diferente com Istambul. Depois de um longo vôo, com conexão em Dubai (isso é uma outra história, se puder voe diretamente para Istambul) o primeiro contato com Istambul confirmou, quase de imediato,  a minha Istambul idealizada. Eu sempre achei que Berlim fosse "a" cidade dual, mas a ela se junta Istambul: moderna e conservadora, caótica e organizada, ruidosa e silenciosa, profana e religiosa e por aí vai misturando tudo e desfazendo certos modelos. 
   Istambul é cidade para se perceber andando e navegando. O sistema de transporte público atende muito bem toda a área turística (mesmo a Ex Igreja de São Salvador de Chora que já fica bem afastada é facilmente alcançável utilizando diferentes meios: tram, trem e o barco). A primeira dica é adquira o ISTAMBULKART. Este cartão pode ser utilizado em todos os meios de transportes e vai computando descontos à medida que se faz alguma conexão ou a sua utilização ao longo do dia. Apenas 1 cartão pode ser utilizado por até 5 pessoas, basta carregá-lo nas máquinas e você está pronto para se atirar por Istambul. Aproveito e já confirmo que o cartão de museus, o Museum Pass, também vale à pena, caso você tenha intenção de visitar as principais atrações e museus da cidade. No meu caso, que fiquei 7 noites em Istambul, comprei o cartão com validade máxima, ou seja, para 5 dias. Istambulkart e Museum Pass em mãos, vamos ao primeiro dia!
    Diferente da grande maioria, o primeiro dia fizemos o seguinte roteiro: Grande Bazar, Mesquita de Süleymaniye e pausa para almoço com direito a uma vista... Depois: Bazar de Especiarias e Mesquita Nova. Todo esse trajeto foi feito caminhando, já que decidimos por nos hospedar no centro antigo de Istambul, próximo a Sultanahmet. No meio da tarde, tomamos um barco (ISTAMBULKART, tarifa local) e demos um pulo na Ásia, em Üskudar. 
    O Grande Bazar, não tem jeito, é visita obrigatória: cores e o vai e vem de turistas para todo lado. Decidi que faria minha caminhada pelo Grande Bazar no trajeto que me levaria à saída  mais próxima da Mesquita de Süleymaniye e deu certo, porque no fim das contas as lojas acabam se repetindo e, sinceramente, meu impulso por compras só se daria no bazar de especiarias, que achei muito mais interessante, com suas cores e aromas.
    No Grande Bazar, as lojas que mais gostei: as de luminárias e  as de instrumentos musicais! 
    





    É possível que algumas pessoas passem horas aqui, mas logo logo encontrei a saída em direção à Mesquita de Süleymaniye! Construída pelo arquiteto Mimar Sinan - considerado o maior arquiteto do período clássico otomano - tem uma posição privilegiada no alto da colina, compondo a paisagem que é protegida pela Unesco. Sua melhor vista é a partir do Bósforo:


   Uau!

    





    Para mim, a mais bonita mesquita de Istambul!!! Sim, mais que a Mesquita Azul!!! 
    Espírito alimentado, era hora de alimentar o corpo. E a dica que tinha era do Restaurante Hamdi, ali pertinho em Eminonu. Comida saborosa, atendimento e preços excelentes. E que vista...com a Torre de Gálata lá do outro lado, no cantinho esquerdo. Era só o primeiro dia e já vislumbrava tudo que me esperava nesta cidade dividida pelo Bósforo e navegável também pelo Chifre de Ouro (explico depois em outros posts).


    Gente, quando eu lembro de tirar foto de alguns pratos, já comi! Prometo ter mais atenção por conta do blog! Abaixo, a pasta de berinjela, já quase terminada e a baklava, que estava ótima, mas que não é a melhor de Istambul (vou dizer qual a melhor, depois de ter provado em praticamente todos os lugares tradicionais!)  e nada mais de pratos! Mas, vai por mim, vá ao Hamdi!



    Renovada, seguimos para o Bazar de Especiarias. Que aroma! E quantas opções! Aqui sim não resisti e fui às compras. Achei os valores muito razoáveis, em especial quando se compara com o Bazar, por exemplo, de Dubai. Além de muito mais charmoso e variado, muito mais barato. Lemon pepper, curry e açafrão (de vários lugares, inclusive o badalado Açafrão do Irã) não escaparam! Uma festa para quem acha que cozinhar é um ato revolucionário! Eu! 


     Os deliciosos Turkish Delight:


     Entre vários chás, que tal Love Tea? Ih, a explicação sobre os efeitos foram longe ...esses turcos!


    À esquerda, só pimentas...me fiz!


   
    Logo ao lado deste Bazar, fica a Mesquita Nova, já praticamente em frente ao Porto de Eminonu. Entramos!

     Os homens fazem as suas orações em espaços diferentes das mulheres...


    Hora de zarpar para a Ásia! Em 20 minutos já estávamos em Üskudar...os fãs de 007 vão reconhecer um dos principais pontos turísticos de Üskudar, a Torre de Leandro! É possível visitar a ponte e, inclusive à noite, um badalado restaurante hoje funciona aí. Não fomos! 


    Logo descobrimos um dos melhores passeios por Istambul...navegar pelo Bósforo! E são muitas as opções. Não fiz nenhum tour organizado e oferecido a todo tempo na entrada das estações. Apenas escolhia ir ou voltar para algum destino com o barco local...vai por mim, e embarque nessa! Fuja daqueles "jantares no Bósforo". Use seu Istambulkart e seja feliz!


    Numa caminhada descompromissada pelo lado asiático...



    E mais mesquitas...




   Era hora de voltar para Istambul e ficou a dúvida se gostava mais da paisagem de dia ou à noite!

                          

     E para terminar o primeiro dia: Hafiz Mustafá, um dos mais tradicionais café da cidade. Mas, espere...a melhor baklava ainda estava por aparecer...Vou contar na hora certa...ainda me restam 6 noites!





    E aí? Esta cidade nos pega pela alma e pelo corpo, não? 



6 comentários:

  1. Que saudades.... revisitei minha querida Istambul através do seu post. Vou voltar eu ainda vou voltar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom termos boas recordações dos lugares, né? Que bacana que pretendes voltar...acompanhe aqui os próximos posts :) abraços

      Excluir
  2. Lucia
    Que bom rever tudo isso. Bc fez bem.de ficar sete.noites direto. Fiz toda a parte velha a pé, pois tb eatava ali perto do banho cemberlitas. Istambul é tudo isso e . muito . mais e da vontade de voltar só de.ler.quero mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Toda recordação faz a gente viajar novamente...Vi logo que não só a escala da cidade, mas dos próprios atrativos exigiam um tempo maior que normalmente dedicamos numa primeira visita...e assim arrisquei e realmente não me arrependo. bjks e vem mais por aí...

      Excluir
  3. Eu estava ansiosa por este post. Com certeza vai para a lista, meu filho quer conhecer as origens dele.
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa! A cidade é muito interessante e gostosa de passear! Vocês vão gostar...A busca pela origem é um bom motivo pra programar já...rsr Obrigada pela visita e continue por aqui que vem mais coisas por ai...bjks

      Excluir