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domingo, 29 de março de 2015

Kandinsky, tudo começa num ponto

  Um mergulho no universo do artista é o que a exposição "Kandinsky, tudo começa num ponto" nos presenteia. As raízes, a origem, suas paixões e trajetória podem ser vistas, lidas e ouvidas  numa reunião inédita de um conjunto de 156 obras (44 obras só do Kandinsky).      Quando dizemos que a busca pelo popular influenciou profundamente toda uma geração com a proximidade das guerras do início do século passado (e nesse caso específico também o Nazismo que iria ser um grande golpe também contra a arte e todo russo era persona non grata), vemos como o artista recorre a este universo particular, familiar, único para também se reestruturar. E, ao se reestruturar, inventava novas formas de representação. 
  E assim começa a exposição, com as origens e os ícones da cultura popular. Este universo nos é apresentado especialmente pelas peças do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, que é a base da exposição, somando-se às obras de museus da Áustria, Inglaterra, França e Alemanha: São Jorge é um dos santos bizantinos mais venerado e foi canonizado na Russia antiga, sendo o padroeiro dos santos russos, o "Guerreiro Valente":


 à esquerda uma representação do Santo em meados do século XVI e à direita do último quartel do século XIX.

 O pássaro celestial chamado Alkonost:

 
 E, então , a espiritualidade na representação de Kandinsky:
O Dia de Todos os Santos, 1911
Wassily Kandinsky
Xilogravura em cores
 Coleção privada, Viena
  As obras "O Rio no Verão" e "O Rio no Outono" (1901-1903) são referências claras ao universo impressionista:


  Seus estudos, no período em que viveu em  Murnau (1909) com a também talentosa Gabriele Munter, sua ex aluna que se tornara - segunda - esposa: "lá eu aprendi a viver o quadro não por fora, mas por dentro"



  Os dois produzem uma série de "óleos sobre vidros", com os temas recorrentes da espiritualidade , cavaleiros, montanhas...do tal universo particular...

Gabriele Munter
A Madona com o Bebe
1909
Coleção privada, Alemanha
 Os demais de Kandinsky:




Do Espiritual na Arte, Kandinsky documenta as bases teóricas da corrente abstracionista:

Capa da 1ª Edição , Munique, 1912
  E, então, nas primeiras décadas do século XX, em especial no período em que vai lecionar a convite de Gropius na Bauhaus,na Alemanha, o tema "tudo começa num ponto" começa a fazer sentido e o objeto vai ficando cada vez mais dispensável...



  Outros aspectos da cultura popular e do xamanismo estão presentes neste mergulho no universo do artista, com símbolos que são incorporados em sua obra. É uma exposição em que precisamos percorrer com calma com tempo que nunca será suficiente para assimilar os diversos simbolismos presentes nas raízes do artista...


Kazimir Malevich
O Triunfo do Céu
1907
  E tem muito mais...seu contato com a música dodecafônica, que vai ser base teórica do seu abstracionismo...Bom, a exposição fica no CCBB até...AMANHÃ! 
  Saímos de lá com a presença de um Kandinsky mais familiar, com um artista ligado a cultura russa pela espiritualidade e pelo popular...um antepassado que o coloca na vanguarda da arte europeia.

  E fica a pergunta...







 

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