Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sábado, 30 de maio de 2015

Šibenik, parada obrigatória na Dalmácia!

    Continuando a viagem pela costa da Dalmácia, na Croácia, o próximo destino foi Šibenik, a 80 km de Zadar (já leu este post?). Para quem ainda me pergunta sobre as condições das estradas na Croácia, veja:




    Šibenik foi documentada pela primeira vez em 1066 como uma cidade fortificada. Após o domínio húngaro-croata do século XII, a cidade floresceu sob o governo dos venezianos entre os séculos XIV e XVIII, época das construções mais importantes. Após o domínio veneziano, esteve brevemente sob o domínio da França até que a Áustria ocupasse até 1917. A cidade , assim como tantas outras na Croácia, foi arrasada com a Guerra dos anos 90. Hoje, apenas 20 e poucos anos após o colapso que estas cidades foram submetidas, o que vemos é um país que soube e sabe se reconstruir. E o exemplo dessa reconstrução está numa das principais construções de Šibenik, a Catedral de São Jaime, bombardeada em 1991. Originalmente com traços góticos teve o esplendor da construção no renascimento, com participação de renomados arquitetos italianos.
   A cidade fortificada, lá no alto: 



    A Catedral de São Jaime:




 A  Porta dos Leões, um sinal do domínio veneziano na Cidade...

    Rosáceas:


     As impressionantes colunas do Batistério:



 O Batistério com a coluna dos três anjos:


    Agora, um dos melhores programas em Šibenik é caminhar pelas  ruelas:




     Pelas praças, que muitas vezes nos lembram Veneza, por exemplo. Aqui, podemos ver a Antiga Galeria, que foi sede do Conselho Municipal, projetada por Michele Sanmicheli (o mesmo arquiteto de importantes obras em Verona, incluindo a praça em frente a Arena de Verona), construída entre 1532 e 1543. 


   Ou simplesmente admirar a vida no Adriático:





    Pensando em retornar a Croácia...E você? Já foi? Visitaria? 
    Próximo post, Trogir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário