Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

domingo, 21 de dezembro de 2014

Murano, Burano e Torcello: 1 dia nos arredores de Veneza

    Veneza é espetacular e é mesmo difícil tirar um dia para percorrer algumas das várias ilhas nos arredores, facilmente alcançáveis com o vaporetto, meio de transporte mais caro do mundo. Portanto, optimize o seu uso! A minha escolha foi comprar um passe por 24 horas, a 18 euros, tendo início por volta das 10 horas da manhã. Por que? Porque você o utiliza ao longo do primeiro dia, inclusive à noite e, ainda, aproveita mais uma viagem para um ponto mais distante de Veneza na manhã seguinte.
    Optei por fazer o passeio nessa ordem: Murano, conhecida pela produção do vidro; depois, Burano, conhecida pelas cores de suas edificações e, por fim, Torcello, conhecida por abrigar a igreja  mais antiga de Veneza, a Catedral de Santa Maria Assunta.
    A vantagem de estar num vaporetto é poder admirar Veneza, sob um outro ponto de vista... e que vista!





    Murano na verdade reúne outras 7 ilhotas interligadas por pontes, que são marcos na paisagem e está localizada apenas 1 km de Veneza. Murano já foi o maior produtor de cristais da Europa, quando por volta do sec. XII os produtores de vidro de Veneza se mudam para lá. Embora ainda possamos ver essa atividade, percebo que vem diminuindo não só a produção, mas a quantidade de famílias envolvidas no processo. Ainda sim, é lindo de se ver. A Igreja de São Pedro e a torre dominam a paisagem e em apenas 1 hora você percorre a ilhota e percebe os traços da ocupação romana na Ilha. 

    Da ilhota marrom, Murano,  chegamos à  Ilha de todas a cores, Burano. E que harmonia têm as cores entre si. Cada morador precisa de uma autorização e recebe orientação para pintura da sua casa.




    Na sorveteria, ao lado do mercadinho, vai poder tomar aquele que foi eleito o melhor sorvete da viagem:


    E se divertir com as casinhas:



    E com as várias pontes e cores e mais cores...


    É  hora de partir para Torcello, a mais antiga das ilhas habitada após a Queda do Império Romano e tinha sua subsistência mantida pela retirada do sal no entorno de sua lagoa. Em 638 o Bispo de Altino fez da ilha sua residência e o sal foi próspero até o século XI, aproximadamente, e por isso, outra Igreja foi construída logo ao lado da primeira, a Igreja de Santa Fosca, já século XI. Em frente às duas igrejas há um museu arqueológico, com achados bizantinos e medievais. Diferente das outras ilhas, praticamente não há residências.  Há alguns restaurantes e todo o passeio se concentra na visita da Catedral de Santa Maria Assunta, de 639, que tem como destaque um lindo mosaico bizantino. Como era "proibido" fotografar fiz apenas essas fotografias, sem flash...e sem pecado!




    E era hora de voltar para Veneza e o vaporetto ainda tinha boas surpresas pela frente:






    E assim fui clicando Murano, Burano e Torcello! E Veneza, claro...Agora você, já clicou por lá? Mostra aqui pra gente, vai...

2 comentários:

  1. Lendo esse post voltei a 2012...saudades de Veneza e seus mil e um encantos. Amei revisitar essas ilhas sob o seu olhar...

    ResponderExcluir
  2. Lugares encantadores, não é mesmo? Beijos

    ResponderExcluir