Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sábado, 18 de outubro de 2014

IAMSTERDAM! E você?

  IAMSTERDAM!Caso de sucesso de city branding (ou local branding) que não  fica apenas no trocadilho das letras. Esta cidade vai pegar você de jeito e, de repente, você vai soletrar: IAMSTERDAM...nem que seja por algumas horas, por alguns dias ou por uma vida inteira. IAMSTERDAM!Vamos embarcar para você se decidir?
  A cidade tem uma dinâmica que você logo vai se adaptando: bikes, trans, carros e nós: turistas de todo canto do mundo vai se adaptando a essa cidade que parece ter pressa...no maior estilo!
  Amsterdam tem um sistema de transporte espetacular e um cuidado com a pavimentação das ruas e com o paisagismo (calçadas, ciclovias, faixas dos trans etc) simplesmente admiravel. Sem contar os canais, que são artérias não só para lazer e circulação, mas também habitação. Do aeroporto um trem te leva em apenas 20 minutos até a Centraal Station e de lá o sistema de trans ou metrô faz o restante do serviço de forma pra lá de eficiente.
  Escolhi ser Amsterdam por alguns dias a partir da Rembrandtplein e nem preciso dizer que a casa do pintor e uma escultura no meio da praça que ferve dia e noite estava logo ali,  a passos da praça. O que posso dizer sobre esta localização para hospedagem é: quando eu for Amsterdam novamente é pra lá que eu vou! 

Rembrandtplein
Pavimentaçao nota mil
    Esculturas não faltam pela cidade e logo imaginei que poderia existir um tour só de esculturas para nos contar um pouco sobre essa Amsterdam, duvida?
    Estátua do Castigatio, no muro remanescente da antiga prisão de Amsterdam; agora, uma das entradas de um shopping, bem nas movimentadas Voetboogstraat/Heiligeweg:


    No caminho para a praça dos museus, logo atrás do Rijskmuseum:


    Surpresas na Leidsplein:


    Homenagem a Anne Frank, próximo ao esconderijo e a Igreja, cujos sinos emabalaram os sonhos e também o pesadelo não só de Anne Frank:

    No Vondelpark:


    Em frente a Oudkerk, a igreja mais antiga de Amsterdam:


E vai ser bem ao lado da Oudkerk, que inicia o Red Light District:


     Amsterdam sabe conviver com as diferenças! E sabe mais...utilizando a rua, abrigando os coletivos de arte vai se reiventando e discutindo o uso dos espaços públicos, mobilidade etc:

Spui e os coletivos de artes e Grafites


  
    Amsterdam, por ela mesma:







  E os Museus? Não, Amsterdam não cabe neste post...mas, você já deve ter se decidido: IAMSTERDAM e você?





2 comentários:

  1. Iamsterdam too! Saudades dessa cidade singular! Nao ha um grande monumento, nenhuma avenida magnífica para passear ou um enorme museu para visitar. A cidade é o grande atrativo e isso é mais do que motivo para visitar e se deixar levar. Vc viveu intensamente a experiência que é estar nessa cidade.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc falou bem: embora nao tenha exclusividades, tem estilo e sabe cativar! IAMSTERDAM auch! bjs

      Excluir