Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

domingo, 29 de junho de 2014

Mirante do Sacopã, Parque da Catacumba

    Aproveitando que a cidade está repleta de turistas este post é, na verdade, uma dica de um trilha que garante um visual compensador. Por passar meio despercebido, mesmo para os cariocas, vale o Embarque! Você sabia que o Rio tem um Parque de Esculturas? Embarque aqui!
    Seu nome é Parque Natural Municipal da Catacumba e tem sua história vinculada à remoção da favela que ocupava, na década de 70, o Morro da Catacumba, nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Após a remoção da favela, a Prefeitura planejou o reflorestamento (portanto parte da vegetação não é mais a primitiva) e trilhas foram criadas aproveitando alguns caminhos originais. Assim se planejou  um Parque onde esculturas de artistas renomados como Bruno Giorgi, Franz Weissmann, Frans Krajcberg, entre outros, fizessem parte da paisagem local. Ao todo são, aproximadamente, 30 esculturas espalhadas pelo Parque sendo, por isso, o único Parque de Esculturas na Cidade. Na década de 80 foi palco de shows memoráveis. Hoje é uma unidade de preservação ambiental, com atividades ligadas a ecoturismo oferecidas pelo quiosque Lagoa Aventura. 
    Em uma subida íngrime de 400 metros, uma trilha liga o Parque ao Largo do Mirante do Sacopã. Até alcançarmos o topo passamos por praças agradáveis, por várias esculturas e podemos contmplar uma vegetação e  flora diversificadas. Em menos de meia hora, alcançamos o Mirante e o visual é compensador.     De lá podemos avistar a Lagoa, Corcovado e Pedra da Gávea.
    Então, as esculturas em meio ao verde:

 






Até aqui, já valia a visita...Mas, ao alcançarmos o topo, taí o visual compensador:




 
    Esta trilha foi feita bem no início de 2014, quando ainda era possível avistar a tradicional Árvore de Natal lá no meio da Lagoa.
    Gostou do visual? Embarca lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário