Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

São Sebastião do Rio de Janeiro! E dos Beneditinos também!

     Um post que é na verdade uma homenagem a São Sebastião do Rio de Janeiro, padroeiro da Cidade Maravilhosa e que vai contar um pouco uma curiosidade deste Santo, a partir de uma recente visita à Cidade de Salvador. Representado nas pinturas, referenciado na Literatura, São Sebastião é ícone na expressão artística. Nas tradições afro-brasileiras Oxossi é sincretizado como São Sebastião. Não é apenas a cidade do Rio de Janeiro que tem o santo como seu padroeiro, mas outras cidades em Estados diversos como Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais ... Bahia!
    Aqui que começa a história desse post: feriado de São Sebastião e uma visita ao Mosteiro de São Bento de Salvador. O Mosteiro de São Bento de Salvador é considerado o primeiro mosteiro beneditino das Américas, fundado em 1582. Depois de lá, os monges foram para outras cidades, inclusive vieram aqui para o Rio de Janeiro. Como todo programa arquitetônico beneditino, construíram o mosteiro e também a Igreja. No Rio de Janeiro, a Igreja do complexo do Mosteiro de São Bento, chama-se Nossa Senhora de Montserrat e, por isso, a imagem desta santa encontra-se no altar mor (o altar principal da Igreja). Imediatamente abaixo, aparecem as imagens de São Bento e de sua irmã gêmea, Santa Escolástica. Todos, praticamente, referem-se à essa Igreja como "Igreja de São Bento", não é mesmo?
    Em Salvador não é diferente! Todos se referem à Igreja do complexo de São Bento, localizada no Largo de São Bento, em Salvador, como: "Igreja de São Bento". E onde entra São Sebastião nesta história? Veja só a imagem do altar mor da Igreja (tá bem, não ficou muito nítida, mas eu não podia chegar mais perto). Descrevo para você: as imagens dos dois irmãos (São Bento e Santa Escolástica) nas laterais do altar mor e no altar principal, São Sebastião!
 
 
    Lá, como cá, todos conhecem a Igreja como a Igreja de São Bento, mas na verdade a Igreja chama-se Basílica Menor de São Sebastião (nomeada pelo Papa João Paulo II, em 1982) e tem como santo principal, o nosso São Sebastião.
    E assim é a Igreja de São Bento de Salvador...ooops, de São Sebastião:

 
 



    Sabemos que o claustro beneditino só está aberto para mulheres em certas ocasiões, como por exemplo no dia de  Domingo de Ramos ou quando morre um monge. Mas, quem resiste a um papo entre São Sebastião do Rio e de Salvador?

 
    Salve São Sebastião! Salve o Rio , salve Salvador! Salve o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário