Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dubrovnik, levanto esta bandeira!

    Dubrovnik não é  fotogênica! Tudo aquilo que vemos desta cidade encantadora e que nos faz pensar num embarque imediato ainda é muito pouco... Nesta cidade, todos os ângulos parecem ter autoridade.
    De longe, avistamos a cidadela beirando o Adriático:



    Dubrovnik foi a última cidade visitada na Croácia, numa viagem que teve início na capital Zagreb, passando pelos Lagos Plitivce e, então, a costa da Dalmácia: Zadar, Split, Trogir, Sibernik. Este roteiro foi feito de carro, retirado em Zagreb e devolvido em Dubrovnik (aqueles que pretendem fazer uma visita a Kotor e Budva na vizinha Montenegro e a Mostar, na Bósnia podem optar em fazer estes passeios com as várias  agências que oferecem excursões diárias a partir de Dubrovnik ou postergar a entrega do carro para depois dessas visitas). As estradas da Croácia são maravilhosas, bem sinalizadas e com pedágios justos que são cobrados de acordo com os trechos percorridos. Mesmo nos trechos que podem causar maiores dúvidas, como por exemplo atravessar a fronteira com a Bósnia, não hesite: vá de carro! Atenção: se você pretende ficar na Bósnia, você precisa de um visto; caso contrário, apenas informe na fronteira que o seu destino final é a Croácia (no nosso caso, Dubrovnik).
    E quanto mais nos aproximamos, mais linda vai se apresentando:



    E o que será que nos espera no interior dessas muralhas?


    Além de caminhar sem maiores compromissos pela rua prinicpal e pelas  ruazinhas estreitas (não só os fãs de Game of Thrones ficam confusos entre fantasia e realidade):





    Um outro bom passeio  é percorrer as muralhas que ao mesmo tempo que guardam a cidadela, também a revela em toda sua intensidade:

Ainda na parte baixa, um dos  acessos às muralhas




    Se o tempo permitir, inclua uma visita à Ilha de Lokrum, que podemos ver ao fundo:


    A gastronomia da cidade, bem como de todo o país, tem influência italiana. Entre muitos lugares charmosos, recomendo o Oliva Gourmet; um lugar que te recebe com a seguinte inscrição:  "uma refeição sem vinho é como um dia sem o brilho do sol" e que tem no cardápio um delicioso risoto de gorgonzola com frango, acompanhado dos surpreendentes vinhos croatas...fora os azeites (um capítulo à parte), os doces etc.





    Como este post foi especialmente pensado para o dia de hoje: início da Copa do Mundo, sendo a Croácia nosso primeiro adversário, gostaria num gesto de reconhecimento e de admiração pelo povo croata de levantar a bandeira, com o coração em verde e amarelo! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário